"Ser profundamente amado por alguém nos dá força; amar alguém profundamente nos dá coragem. Lao-Tse "

5.4.12

OLHAR O OUTRO COM UM NOVO OLHAR

Pedagogia Holística: O que vem a ser isso?

Para entender a educação numa visão holística é necessário entender a sua origem. A palavra Holismo vem do gregro *holos* que significa inteiro, integral, totalidade, ou seja uma convicção de que a personalidade global de cada  pessoa deve ser considerada na educação. 

A Visão Holística é um novo modo de relação do ser humano com o mundo. 

Essa visão privilegia os 4 pilales básicos da educação para o século XXI:
  • Aprender a fazer;
  • Aprender a conhecer;
  • Aprender a ser e
  • Aprender a viver juntos.

Sabemos que é um desafio pensar na educação baseando-se nesses princípios, pois ao longo da história da educação o ser humano foi sendo dicotomizado, valorizado em algumas características em detrimento à outras.

Não estou  falando de uma nova corrente filosófica e sim de uma forma de se pensar numa visão de percepção do todo, considerando não somente a razão e a sensação, mas também a intuição e o sentimento como vias de construção da realidade.





Olhar o outro com um novo olhar é vê-lo como um Ser:
  • Ativo , autodeterminado e autônomo para reconstruir o mundo;
  • Pacífico, sensível e criativo para criar novas formas de luta;
  • Solidário, que opõe-se ao acúmulo de bens como fonte de poder e busca a justiça social;
  • Autoconsciente, que busca a felicidade,o bem estar e a paz;
  • Intuitivo, dotado de uma visão holística, uma visão de interrelações;
  • Pleno de amor, que descarta a competição, o egoismo, a inveja, aberto a participação  e ao compartilhar;
  • Sensível ao belo, que observa, senti, capta e maravilha-se com os detalhes da natureza;
  • Buscador, que caminha ao encontro da manifestação Divina que existe em cada um de nós. 

Ter esse novo olhar para a educação não é utopia e sim vislumbrar uma educação que possibilite a valorização do educando em todos os seus potenciais, percebendo-o como um ser integral e considerando a escola como um espaço transformador da realidade.

A atuação e comprometimento do educador  como agente de transformação e desenvolvimento pessoal é fundamental , pois é na relações interpessoais que aperfeiçoamos o nosso poder de intervir no imaginário humano e imprimir conceitos sobre valores que possibilitem ao outro a transcendência no aqui e agora e à compreensão do que significa ser cosmoético neste momento histórico.
O educador deve ser também um buscador apaixonado e conectado com um conhecimento que o possibilite reeditar seus sistemas de crenças, ampliar suas vias de acesso para esse autoconhecimento  e perceber-se como um potencializador nesse processo de aprender-ensinar.


                                  
Marinalva Ferreira
Consultora Holística e Pedagoga

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